sexta-feira, 27 de maio de 2011

A onde se originam os problemas sociais!

Tenho como referência de ativista político, o americano Martin Luther King Jr., pastor protestante e lider do movimento dos direitos civis dos negros americanos, sendo a pessoa mais jovem a receber o prêmio nobel da paz, pouco antes de seu assassinato. Em uma de suas mais selebres frases, ele proclama o poder do povo que encontra-se adormecido: O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Política sem a participação do povo, não é política, é sim um lobo desfarçado na pele de cordeiro, uma ditadura. Eis aí o genêsis de todo e qualquer problema social - a  exclusão do dialogo com a sociedade. Tendo diversos exemplos na história da humanidade, mas reservaremos o foco ao município de Governador Luiz Rocha.
A cidade de Governador Luiz Rocha, comumente chamada de Pé do Morro, é um município pequeno e pacato, onde boa parte de sua economia gira em torno da pecuária e agricultura, além do extrativismo vegetal como a casca e a amendoa do coco babaçu, e do setor ceramista, onde compreende os artesões que fabricam os tijolos denominados alvenaria nas margens do rio pucumã e uma cerâmica industrial. Expondo desta forma uma grande fragilidade e dependência econômica da população por parte de investimentos públicos que proporcionem melhorias a população.
Tal fragilidade e dependência supra-citadas submetem a grande parte da população a viver, de certa forma, mendigando soluções ao poder público, que vestido de arrogância do poder, dão migalhas ou, muita das vezes, negam em sua totalidade, promovendo uma dependência constante, que culmina no momento pré período eleitoral, com a compra de votos em troca de soluções temporarias.
Aí relembro a frase de Martin Luther King Jr. citada no início, e pergunto: Por que devemos ficar calados perânte tal umilhação? Por que não façamos valer nossas vozes, que de forma isolada podem até não representar muita coisa, mas em conjunto teremos resultados positivos? Povo de Governador Luiz Rocha, é hora de mudar o sentido da história desse munícipio, vamos nos unir por melhorias e cobrar de quem quer que seja ou vim a estar no poder. O problema reside em nós. 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Democracia, Socialismo e Social-Democracia

A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram.
Em democracias representativas, em contraste, os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, que então votam os assuntos em seu favor. Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.
Em virtude de alguns problemas de aplicação prática da política democrática, houve o surgimento de outras correntes filosóficas que procuraram melhorar tal aplicação. Aí que surge o Socialismo.
A expressão "socialismo" foi consagrada por Robert Owen na anglosfera a partir de 1834. Jovem administrador de uma fábrica de algodão em Manchester, observou de perto as condições desumanas de trabalho e se revoltou com as perspectivas do desenvolvimento industrial. Defendendo a impossibilidade de se formar um ser humano superior no interior de um sistema egoísta e explorador como o capitalismo, buscou a criação de uma comunidade ideal, de igualdade absoluta. Essa corrente de pensamento ficou caracterizada como Socialismo Utópico.
Paralelamente às propostas do socialismo utópico, surgiu o socialismo científico, cujos teóricos propunham compreender a realidade e transformá-la mediante a análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, constituindo, assim, uma proposta revolucionária do proletariado. Daí se origina o termo "científico", uma vez que seus teóricos se baseavam numa análise histórica e filosófica da sociedade, e não apenas nos ideais de justiça social.
O maior teórico dessa corrente foi o filósofo e economista alemão Karl Marx, que contou com a contribuição do compatriota Friedrich Engels em muitas de suas obras. No Manifesto Comunista (1848), Marx e Engels esboçaram as proposições do socialismo científico, que seriam definidas de forma completa em O Capital, obra mais conhecida de Marx, que causaria uma verdadeira revolução na economia e nas ciências sociais. Entre os princípios expostos na obra, destacam-se uma interpretação sócio-econômica da história, conhecida como materialismo histórico, os conceitos de luta de classes, de mais-valia e de revolução socialista. Essa teoria filosófica foi posta em prática com a fusão da democracia com o socialismo científico.
A social-democracia é uma ideologia política de esquerda surgida no fim do século XIX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista poderia ocorrer sem uma revolução, mas por meio de uma evolução democrática. A ideologia social-democrata prega uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário, geralmente tendo em meta uma sociedade socialista. O conceito de social-democracia tem mudado com o passar das décadas desde sua introdução. A diferença fundamental entre a social-democracia e outras formas de socialismo, como o marxismo ortodoxo, é a crença na supremacia da ação política em contraste à supremacia da ação económica ou determinismo econômico sócio industrial.Isto ocorre desde o século XIX.
Historicamente, os partidos social-democratas advogaram o socialismo de maneira estrita, a ser atingido através da luta de classes. No início do século XX, entretanto, vários partidos socialistas começaram a rejeitar a revolução e outras idéias tradicionais do marxismo como a luta de classes, e passaram a adquirir posições mais moderadas. Essas posições mais moderadas incluiram uma crença de que o reformismo era uma maneira possível de atingir o socialismo. No entanto, a social-democracia moderna desviou-se do socialismo, gerando adeptos da ideia de um Estado de bem-estar social democrático, incorporando elementos tanto do socialismo como do capitalismo. Os sociais-democratas tentam reformar o capitalismo democraticamente através de regulação estatal e da criação de programas que diminuem ou eliminem as injustiças sociais inerentes ao capitalismo, tais como Bolsa Família e Opportunity NYC. Esta abordagem difere significativamente do socialismo tradicional, que tem como objetivo substituir o sistema capitalista inteiramente por um novo sistema econômico caracterizado pela propriedade coletiva dos meios de produção pelos trabalhadores.
Atualmente em vários países, os sociais-democratas atuam em conjunto com os socialistas democráticos, que se situam à esquerda da social-democracia no espectro político. Os dois movimentos às vezes operam dentro do mesmo partido político, como é o caso do Partido dos Trabalhadores brasileiro e o Partido Socialista francês. No final da década de XX, alguns partidos sociais-democratas, como o Partido Trabalhista britânico e o Partido Social-Democrata da Alemanha, começaram a flertar com políticas econômicas neoliberais, originando o que foi caracterizado de "Terceira Via". Isto gerou, além de grande controvérsia, uma grave crise de identidade entre os membros e eleitores desses partidos.
A Democracia, o Socialismo e outras correntes ideoligicas oriundas destes pensamentos políticos possuem algo em comum: fazer com o poder do povo seja exercido pelo povo e para o povo. Mesmo sabendo que existem alguns membros da sociedade que, em busca de melhorias pessoais, usem desta roupagem. É dever de todo cidadão, independente de sua nacionalidade, lutar por melhorias, facemos uso desta leitura para nosso município, Governador Luiz Rocha, buscando aplicação da democracia em nosso cotidiano - governo do povo.