domingo, 25 de novembro de 2012

VELHOS AMIGOS


Nada como uma boa amizade. Já dizia o grande filósofo Sócrates que “para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”. Mas ele não sabia que existem pessoas que buscam amizades destrutivas e se espelham nelas no que há de grotesco e impróprio. Essa semana, os noticiários de televisão repetiram de forma incansável o julgamento do caso Eliza Samudio, que envolve o ex-goleiro do Flamengo Bruno e seu amigo Macarrão, amigos de infância, mas que acabaram se envolvendo em um crime que repercutiu em todo o Brasil. Macarrão fez uma tatuagem que jurava amizade eterna a Bruno, porém, essa semana durante o julgamento de Macarrão aconteceu algo surpreendente. Diante da pressão judicial e tendo sua liberdade comprometida por longos anos, ele acabou confessando participação no crime e acusou o amigo de ser o mandante do assassinato.
Em Governador Luiz Rocha temos algo similar, no que se refere às amizades destrutivas, pois amigos e aliados políticos de longas datas estão expostos debaixo do mesmo sol quente. Luis Feitosa da Silva, mais conhecido como Luis do Cinema e seu aliado político Eliziário Candido de Oliveira são os componentes deste episódio. Primeiro, o senhor Luis do Cinema, homem que comandou a prefeitura entre 2001 a 2008, considerado o grande responsável por muitos feitos em nossa cidade e admirado por muitos, porém, viu seu nome atolado em problemas envolvendo as prestações de contas de seu governo. Segundo, o senhor Eliziário, vice-prefeito durante a gestão do Luis do Cinema, amigos desde os mandatos de vereadores de São Domingos do Maranhão, mesmo antes de existir a cidade de Governador Luiz rocha, que atualmente exerce o mandato de vereador e presidente da câmara, que também viu seu nome exposto aos mesmos problemas do amigo supracitado.
Em conformidade com ditado de Sócrates, ao que tudo parece, Eliziário acabou desenvolvendo nele mesmo as “qualidades” que admira no Luis do Cinema. Aceitável sim, porém digno de repúdio popular, pois o que parece mesmo é que ele, o senhor Eliziário  fez uso da câmara, juntamente com outros vereadores, para julgar de forma favorável ao Luis do Cinema as suas prestações de contas, contrariando o parecer técnico do Tribunal de Contas, como é demonstrado no texto abaixo retirado do Diário Oficial do Estado do Maranhão:

Na página 12 do Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOEMA) de 13/02/2012 foi publicado:
CÂMARA MUNICIPAL DE GOVERNADOR LUIZ ROCHA - MA
AVISO DE PUBLICAÇÃO LEGISLATIVA . O plenário da Câmara Municipal de Governador Luiz Rocha Estado do Maranhão, torna público que em sessão plenária realizada em 18 de outubro de 2011, por deliberação da mesa diretora produziu o Decreto Legislativo nº 04/ 2011 que versa sobre as seguinte decisões. Art. 1º -Fica aprovada por deliberação do plenário da Câmara Municipal, a prestação de contas da Prefeitura Municipal de Governador Luiz Rocha Estado do Maranhão, referente ao exercício de 2007 de responsabilidade do ex-prefeito do município, o Sr. Luis Feitosa da Silva. Art. 2º-A deliberação deu-se em conformidade com a Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Casa. Art. 3º- Revogam-se as disposições em contrário. Art. 4º- O presente Decreto entrará em vigor nesta data com sua publicação. Governador Luiz Rocha (MA), 06 de fevereiro de 2012.
ELIZIÁRIO CANDIDO DE OLIVEIRA – Presidente
Nada mais incomodo do que os fatos que perturbam a paz de espírito daqueles que se acham acima da lei. Ainda tem gente que se acha no direito de traçar o futuro político de Governador Luiz Rocha, mas não tem competência para julgar de forma proba os aliados ou mesmo opositores, o que na verdade são meros políticos fisiológicos. Veremos se, de forma igual a conduta do réu Macarrão no caso Eliza Samudio, quando a justiça apertar o calo escondido dentro do sapato de cada um deles se estas “amizades” permanecerão inabaláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário