sexta-feira, 27 de maio de 2011

A onde se originam os problemas sociais!

Tenho como referência de ativista político, o americano Martin Luther King Jr., pastor protestante e lider do movimento dos direitos civis dos negros americanos, sendo a pessoa mais jovem a receber o prêmio nobel da paz, pouco antes de seu assassinato. Em uma de suas mais selebres frases, ele proclama o poder do povo que encontra-se adormecido: O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Política sem a participação do povo, não é política, é sim um lobo desfarçado na pele de cordeiro, uma ditadura. Eis aí o genêsis de todo e qualquer problema social - a  exclusão do dialogo com a sociedade. Tendo diversos exemplos na história da humanidade, mas reservaremos o foco ao município de Governador Luiz Rocha.
A cidade de Governador Luiz Rocha, comumente chamada de Pé do Morro, é um município pequeno e pacato, onde boa parte de sua economia gira em torno da pecuária e agricultura, além do extrativismo vegetal como a casca e a amendoa do coco babaçu, e do setor ceramista, onde compreende os artesões que fabricam os tijolos denominados alvenaria nas margens do rio pucumã e uma cerâmica industrial. Expondo desta forma uma grande fragilidade e dependência econômica da população por parte de investimentos públicos que proporcionem melhorias a população.
Tal fragilidade e dependência supra-citadas submetem a grande parte da população a viver, de certa forma, mendigando soluções ao poder público, que vestido de arrogância do poder, dão migalhas ou, muita das vezes, negam em sua totalidade, promovendo uma dependência constante, que culmina no momento pré período eleitoral, com a compra de votos em troca de soluções temporarias.
Aí relembro a frase de Martin Luther King Jr. citada no início, e pergunto: Por que devemos ficar calados perânte tal umilhação? Por que não façamos valer nossas vozes, que de forma isolada podem até não representar muita coisa, mas em conjunto teremos resultados positivos? Povo de Governador Luiz Rocha, é hora de mudar o sentido da história desse munícipio, vamos nos unir por melhorias e cobrar de quem quer que seja ou vim a estar no poder. O problema reside em nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário